Vampiros no Cinema e na TV
Submarino.com.br

Vampiros no Cinema e na TV




Histórias de vampiros sempre nos fascinaram. Desde Drácula, várias foram as representações dessas Criaturas da Noite na literatura, tv e cinema, especialmente nos últimos anos. Por isso, resolvi dedicar a minha primeira coluna aqui no Cine Séries a esses seres, citando os principais filmes e seriados em que eles aparecem.

Por ser uma figura mitológica, durante os anos, vários autores se sentiram livres para recriar o mito do vampiro à sua maneira, enriquecendo, dessa forma, o hall de livros, filmes e séries de que temos acesso sobre essas criaturas. Foi no cinema em que essas histórias mais ganharam vida. Segundo o IMDB, o número de filmes que incluem alguma referência apenas ao Conde Drácula pode passar de 649, enquanto filmes em que, de fato, Drácula aparece como personagem passam de 200. Curiosamente, o primeiro filme sobre ele – feito por F. W. Murnau, na Alemanha, em 1922, sob o nome de Nosferatu – foi uma adaptação não autorizada do romance de Bram Stocker, aonde Conde Drácula virou Conde Orlok e Professor Van Helsing, Professor Bulwer.


Ainda sim, o filme, que é um clássico do expressionismo alemão, definiu um tipo raro de vampiro, que ao invés de belo e sedutor, é um monstro horrendo e repugnante, visão que tem sido retomada hoje no cinema em filmes como Eu Sou a Lenda (2007) – sim, no livro de Richard Matheson aqueles ‘zumbis’ eram vampiros –, a trilogia Blade (1998-2006) e a recente Anjos da Noite (2003-2009). Nesses filmes, os vampiros não são de todo seres sedutores e polidos, mas figuras que além de más, são mais animalescas, irracionais e violentas que seus colegas refinados dos livros de Anne Rice, por exemplo, adaptados para o cinema duas vezes, no maravilhoso Entrevista com o Vampiro (1995), com Tom Cruise, Brad Pitt e Kirsten Dunst no elenco, e no péssimo Rainha dos Condenados (2002).


Aliás, essa áurea de sensualidade e sedução envolvendo os vampiros não teve sua origem apenas no próprio mito do Conde Drácula, mas foi reforçada a cada versão para cinema que se fazia da história. Os intérpretes mais famosos do personagem foram Bela Lugosi, que, com sua capa negra, corte de cabelo, gestos exagerados e sotaque húngaro, se tornou o ícone perfeito da representação de Drácula, sendo o tipo mais copiado não apenas em filmes, mas também em caricaturas, fantasias de Halloween e desenhos animados. Diz a lenda que quando o Drácula de Lugosi estreou em 1931, muitas mulheres desmaiaram durante o filme, chocadas com tanto horror na tela. O que hoje nos parece apenas um exagero dos jornais locais da época reforça o impacto que Lugosi causou em seu público.


Outro intérprete conhecido de Drácula foi Gary Oldman, em Drácula de Bram Stocker, filme dirigido por Francis Ford Coppola em 1992, e considerado a adaptação mais fiel ao livro que originou uma das histórias mais conhecidas do séc XX. Outras versões curiosas de Drácula foram feitas por Christopher Lee, em O Vampiro da Noite (1958), e por Gerard Butler na ridícula versão atualizada da trama em Drácula 2000 (2000).

Na televisão, alguns seriados também deixaram sua marca no gênero, como o clássico adolescente Buffy – A Caça Vampiros, que foi ao ar entre 1997 e 2003, marcando para sempre a carreira de Sarah Michelle Gellar (Buffy) e gerando não apenas o spin-off Angel (1999-2004), como também toda uma franquia que lucrativa até hoje, através de livros, games e histórias em quadrinhos, o que mostra a imensa influência da série nos jovens dos anos 90.


Em 2008 foi notável o renascimento da temática vampírica na mídia. No começo do ano tivemos o fim da primeira e única temporada de Moonlight, série da CBS, protagonizada pelo vampiro Mick St. John (Alex O’Loughlin), um investigador que resolvia a cada semana um caso novo envolvendo crimes e vampiros em L.A.. Infelizmente a série foi cancelada, mas logo em Setembro tivemos a ótima estréia de True Blood, na HBO, série baseada nos livros de Charlaine Harris, The Southern Vampire Mysteries. A série, que é roteirizada e produzida por Alan Ball (Six Feet Under), é uma grande aposta do canal, e já teve sua segunda temporada confirmada, que deve estrear em junho de 2009. Por fim, em Dezembro, chega às telas mais uma adaptação para o cinema de um livro sobre vampiros, no caso, da série Twilight, de Stephenie Meyer, que virou febre no mundo inteiro entre os jovens por explorar os conflitos da adolescência através dos olhos de uma garota que se apaixona por um vampiro. A expectativa em torno do filme é grande, e há grandes possibilidades de que Twilight se torne a próxima franquia de blockbusters de Hollywood.


É evidente que com tão pouco espaço, seria impossível falar mais especificamente de cada um dos filmes e séries citados, ou mesmo expandir essa pequena lista com outras produções interessantes sobre vampiros. Porém, tentei falar dos filmes que considero mais relevantes dentro do gênero – por mais que Blade, Anjos da Noite e Drácula 2000 não sejam de maneira alguma relevantes –, ficando aí para vocês, leitores do Cine Séries, completar ou comentar os filmes e séries que possam ter ficado de fora, ou sugerir temas para a próxima coluna. Da minha parte, posso lhes garantir que me diverti muito ao escrever esse texto para vocês.

 

 

 

Postado em: Cinema em Linhas



Sobre o Autor

Leave a Reply




If you want a picture to show with your comment, go get a Gravatar.

Real Time Analytics