Submarino.com.br

Os 20 melhores filmes baseados em livros




 

Quem sente prazer em ir ao cinema? E quem gosta ainda mais de ver um filme adaptado nas telonas? Pois então… se você também se encaixa na segunda categoria de amantes da sétima arte, junte-se a nós. Segue abaixo a lista das 20 melhores adaptações de livros que foram diretamente para os cinemas.

1. O Poderoso Chefão – Parte I (1972)

Clássico norte-americano dirigido por Francis Ford Coppola. Baseado no romance homônimo de Mario Puzo, o filme recebeu nove indicações ao Oscar e levou três estatuetas para casa (Melhor Filme, Melhor Ator – Marlon Brando – e Melhor Roteiro Adaptado). Curiosidade: Robert de Niro fez testes para os papéis de Michael e Sonny Corleone no primeiro filme, mas não conseguiu nem uma pontinha. Como prêmio de consolação, interpretou o jovem Don Vito na Parte II.

 

2. O senhor dos anéis – O retorno do Rei (2003)

Terceiro (e último) longa-metragem baseado no livro de J.R.R. Tolkien. O filme finaliza a história de Frodo, um hobbit que deve destruir o anel com poder de corromper quem o usa. Ganhou 11 Oscars, sucesso puro! Curiosidade: a história incorpora fortes nuances da ópera do alemão Richard Wagner: O Anel dos Nibelungos.

 

3. E o vento levou (1939)

Clássico dirigido por Victor Fleming e baseado em obra homônima de Margaret Mitchell. As atuações consagradas de Clark Gable e Vivien Leigh contribuíram para que o longa-metragem alcançasse 13 indicações oficiais ao Oscar e duas honorárias. Levou dez estatuetas para casa. Curiosidade: mais de 1.400 atrizes fizeram o teste para Scarlet O’Hara. Tadinhas…

 

4. O mágico de Oz (1939)

Musical baseado em livro infantil homônimo de L. Frank Baum. Conta a história da garota Dorothy, que é capturada por um tornado no Kansas e levada a uma terra fantástica. O filme, estrelado por Judy Garland, teve seis indicações ao Oscar, tendo conquistado dois deles. Curiosidade: ocupa a terceira colocação na Lista dos 25 Maiores Musicais Americanos de todos os tempos (idealizada pelo American Film Institute).

 

5. Um corpo que cai (1958)

Dirigido por Alfred Hitchcock, o filme é um dos maiores suspenses de todos os tempos. Ok, isso todo mundo sabe. O que poucos conhecem é o livro D’Entre lês Morts, da dupla Pierre Boileau e Thomas Narcejac, que escreveu a obra especialmente para o diretor filmá-la. Apesar de seu talento incontestável, Hitchcock nunca levou uma estatueta do Oscar para casa.

 

6. Um sonho de liberdade (1994)

Filme de Frank Darabont que relata a história de um banqueiro condenado à prisão perpétua pelo assassinato da mulher. O personagem faz amizade com um prisioneiro veterano e sonha em ser livre novamente. Baseado em livro de Stephen King, o longa conta com a atuação de Tim Robbins e Morgan Freeman. Recebeu sete indicações ao Oscar.

 

7. A lista de Schindler (1993)

Dirigido por Steven Spielberg, conta a história de um empresário alemão que usou seu dinheiro e conexões para libertar judeus de campos de concentração na Segunda Guerra Mundial. Baseado no livro de Thomas Keneally, traz atuações marcantes de Liam Neeson, Ralph Fiennes e Bem Kingsley. Venceu sete Oscars e três Globos de Ouro.

 

8. Psicose (1960)

Filme de Hitchcock conhecido pela famosa “cena do banheiro”. Conta a história de Marion, uma secretária que rouba 40 mil dólares e foge para que ninguém a descubra. Escondida no decadente Motel Bates, Marion é esfaqueada enquanto toma banho. É baseado no livro de Robert Bloch. Curiosidade: Hitchcock comprou anonimamente todos os direitos do livro por onze mil dólares e, após isso, recolheu todas as cópias disponíveis no mercado para que ninguém soubesse o final da trama. Recebeu quatro indicações ao Oscar.

 

9. 2001: Uma odisséia no espaço (1968)

É um dos melhores filmes de ficção científica de todos os tempos. Dirigido por Stanley Kubrick, o filme mostra a evolução do homem desde seus primórdios até à era espacial. Foi baseado em duas obras de Arthur C. Clarke (The Sentinel e 2001: A Space Odyssey). Venceu o Oscar de efeitos especiais, mas concorreu em outras três categorias.

 

10. Laranja Mecânica (1971)

Clockwork Orange, nome original do filme, foi dirigido por Stanley Kubrick e tornou-se um clássico do cinema mundial. Baseado em romance homônimo de Anthony Burgess, o longa-metragem teve um orçamento de apenas 2,2 milhões de dólares e, em contrapartida, tornou-se um dos filmes mais influentes de sua época. Conta a história do jovem Alex DeLarge, líder de uma gangue de arruaceiros e dono de gostos díspares como música erudita, estupro e ultraviolência. Recebeu quatro indicações ao Oscar. Curiosidade: a banda Sepultura lançou no começo do ano o álbum A-lex, inspirado no livro.

 

11. Tubarão (1975)

Filme dirigido por Steven Spielberg baseado em romance homônimo de Peter Benchley. Relata a história de diversos ataques realizados por um tubarão branco, especialmente agressivo, a uma comunidade litorânea. Custou 8,5 milhões de dólares e, em dois anos de exibição, já havia faturado 260 milhões. Destaque para a trilha sonora, que dá frio no estômago a qualquer um que a escute. Levou três Oscars.

 

12. Casablanca (1942)

Considerado por muitos o melhor filme de todos os tempos, o longa-metragem dirigido por Michael Curtiz é baseado na obra de Murray Burnett e Joan Alison. Relata a saga dos cidadãos que tentavam fugir da Europa na época da ocupação nazista. Foi indicado a oitos Oscars, levando três deles (inclusive Melhor Filme). Consagrado pelas atuações carismáticas de Humphrey Bogart e Ingrid Bergman.

 

13. Clube da Luta (1999)

Dirigido por David Fincher, o filme é baseado no romance homônimo de Chuck Palahniuk. Narra a história de um executivo (Edward Norton), que trabalha como investigador em uma empresa de seguros e vive bem, embora tenha a existência vazia. Porém, sua vida muda com a chegada de Marla Singer (Helena Bonham Carter), uma sociopata com tendências suicidas que passa a ir à terapia por razões parecidas às dele.

 

14. O iluminado (1980)

Baseado no livro homônimo de Stephen King, o filme de Stanley Kubrick é estrelado por Jack Nicholson. Conta a história de uma família isolada em um hotel e, nessa situação, o filho do casal torna-se capaz de prever e rever acontecimentos, denotando uma inteligência incomum para a sua idade.

 

15. Orgulho e Preconceito (2005)

Filme dirigido por Joe Wright que conta a história de Elizabeth Bennet e Fitzwilliam Darcy. Faz crítica direta à sociedade baseada nos interesses de riqueza muito freqüentes na Inglaterra rural do século XVIII. Baseado na obra homônima de Jane Austen, o longa-metragem conta com a atuação de Keira Knightley e Matthew Macfadyen nos papéis principais. Curiosidade: o livro foi escrito antes mesmo que Jane Austen completasse 21 anos de idade.

 

16. O silêncio dos inocentes (1991)

Filme de suspense realizado por Jonathan Demme com roteiro baseado no livro homônimo de Thomas Harris. Relata a história da jovem agente do FBI Clarice Starling, que deve capturar o serial killer responsável pelo desaparecimento de diversas garotas. O elo de ligação? Ora, cada vítima tinha casulos de uma borboleta tropical no interior de seus corpos! Ganhou cinco Oscars nas principais categorias (Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz, Melhor Ator e Melhor Roteiro Adaptado).

 

17. O paciente inglês (1996)

Estrelado por Ralph Fiennes, o filme de Anthony Minghella acontece na Segunda Guerra Mundial quando uma enfermeira cuida de um homem ferido que, em seu leito de morte, relembra o passado e um romance marcante. Baseado no livro homônimo de Michael Ondaatje, foi indiacado a onze Oscars e levou oito (incluindo Melhor Filme).

 

 

18. Bonequinha de Luxo (1961)

Breakfast at Tiffany’s, título original da obra, é um filme dirigido por Blake Edwards com roteiro baseado em livro de Truman Capote. Narra a história de Holly (Audrey Hepburn) que, aos 14 anos, fugiu da fazenda onde morava para ser atriz de Hollywood. Porém, acaba em Nova Iorque onde trabalha para um chefe mafioso que a banca em troca de seus serviços escusos a homens ricos. Curiosidade: no livro de Capote, Holly é bissexual, mas isso não foi mostrado na película.

 

19. O exorcista (1973)

Filme de terror realizado por William Friedkin que conta a história da jovem Regan MacNeil, que tem seu corpo dominado por um demônio chamado Pazuzu liberado durante as escavações no Iraque. É inspirado no livro homônimo de William Petter Blatty e foi o primeiro filme de terror a vencer o Oscar: levou as estatuetas de Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Som.

 

20. O talentoso Ripley (1999)

Longa-metragem de Anthony Minghella estrelado por Matt Damon. Conta a história de Tom Ripley, que possui o dom incomum de imitar com perfeição a assinatura, voz, trejeitos e qualquer outra característica das pessoas. É baseado em obra homônima de Patrícia Highsmith. Foi indicado a cinco Oscars, mas não levou nenhuma estatueta.

 

Prêmio de consolação: Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004)

Harry Potter não é propriamente “literatura”, e (apesar de ser fã da série) não poderia estar nesta lista entre os 20 melhores. No entanto, o terceiro livro de J.K. Rowling, que foi levado às telonas por Alfonso Cuarón, não pode ser esquecido. Com uma direção brilhante, o filme desponta como a melhor adaptação da série bruxa para as telonas. Recebeu duas indicações ao Oscar e, assim como O Senhor dos Anéis, mostra que super produções também podem ser grandes adaptações (não sustentadas somente por efeitos especiais).

 


E aí? Concordou com a equipe do Cineséries? Não esqueça de deixar o seu comentário para nós!

 


 

 

 


 

Postado em: Listas



Sobre o Autor

Comentários (70)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Ana disse:

    Faltoou… A Megera domada, Filme : As 10 Coisas Que eu Odeio Em Você (HPS2)

  2. Carool disse:

    Faltou a saga "Crepúsculo", que com toda a certeza, também foi um dos melhores, tanto em produção quanto em elenco. Na minha opinião foram os melhores filmes (Crepúsculo, Lua Nova, Eclipse, e tenho certeza que Amanhecer também será) produzidos, independentemente dos critérios de avaliação. Recomendo e dou a melhor nota possível!

  3. Lukas disse:

    Crepúsculo? Aquele filmezinho com vampirinhos e lobizomenzinhos deprimidos? Pelo amor hein….

    • Amannda disse:

      Se você não gosta paciência. '-'

      • Lukas disse:

        Não me venha com esse negócio de paciência, como disse o cara ali embaixo, bem que a Stephenie Meyer poderia ter criado uma raça diferente em vez de transformar os vmapiros e lobisomens em homosexuais.

    • evarline gomes mota disse:

      vc é loco ou so que ve o mau mesmo… como pode dizer Crepúsculo é um " filmezinho" com vampirinhos e lobizomenzinhos deprimidos… pelo amor de Deus digo eu pufavor…. que isso.

    • Gabriela P. disse:

      Cara .. Seilá .. Se você não gosta de crepusculo éer so falar , e tipo .. se você gosta , tb ! Porque aquiie éer um lugar pra nos batermos um papo e falarmos de filmes e livros , mais tipo , não briguem ook ?? Vllw .

  4. Fabrine Claudino disse:

    Pra mim Crepúsculo ñ merece entrar na lista ñ. Eu sou fã dos livros e tudo, mas, com certeza, ñ dá pra dizer q é uma da melhores adaptações de livros. Sinceramente os filmes da Saga são mto ruins.

  5. Ana disse:

    Fala sério! Esse filme foi o PIOR da saga "Harry Potter", fugiu totalmente do estilo dos outros filmes da série.

  6. luana oliveira disse:

    faltou a saga crepusculo, os ivros de dan brown como codigo da vinci e anjos e demonios…

  7. Juliana disse:

    Faltou o filme Um amor pra recordar – Livro: Um ano Inesquecível

  8. clea disse:

    claro que faltou a saga crepusculo.

  9. Arthur disse:

    o único erro foi ter dito que Harry Potter não é literatura e colocá-lo na lista dos filmes acima (nem mesmo como consolação valia). Até na Faculdade de Letras a gente lida com os méritos da saga. E até quem não gosta tem que engolir.

  10. Crespucuslo e uma bosta uma merda so n perde da bussola de oro outra droga

  11. Michael disse:

    Devia colocar nessa lista L.A. Confidential e Onde os Fracos não tem vez, tanto os filmes quanto os livros são ótimos

  12. giovana disse:

    viado é voçê lucas que ja deve ter dado pro jacob que inveja de voçê

  13. Marilu disse:

    Lobisomem viado e vampiro deprimido?
    Pra mim, isso é inveja.

    • alice disse:

      É, poxa gente, tudo bem que a Stephenie Meyer destruiu a imagem do vampiro sanguinário e do lobisomem monstruoso mas eu não acho legal falar que eles são viadinhos só porque são tipo sentimentais? é fofo, vocês deviam tentar e parar de ficar falando besteira. Ser macho então é ser pegador e fazer malandragem? Desculpa, prefiro alguém que fique comigo pra sempre e me ame de verdade. Sério, eu respeito e sei que tem muita gente que não gosta de Crepúsculo, que é coisa de adolescente babaca, mas cada um tem seu gosto e pensar desse jeito só te torna mais babaca ainda. Aprenda a respeitar o gosto dos outros e pensar duas vezes antes de falar (ou escrever). Foi mais um desabafo haha espero que entendam.

  14. A. Martins, disse:

    Pra mim, HP , é realmente uma obra literária, tanto que nos EUA, e em mts paises, é adotado, como um obrigatorio nas escolas, mas em se falar de crepusculo? aaaah, pelo amor né? eu conheço os filmes, e li os livros, esses filmes, dessa saga, são um tipo de consolaçãozinho, praqueles 'romanticos' que sonham com coisas bobas, e romances fantasiosos demais, um grande MUNDO-FAZ-DE-CONTA, ( :

    PS: teamoL. <3 *u*

  15. Tonny disse:

    Olha, ‘V for vendeta’, cin city… Quem nao curtiu nao sabe o que filme. Recomendo-vos.

  16. Rogger disse:

    faltou o curioso caso de benjamin buttler

  17. Eric disse:

    O melhor de todos não ta ai
    J. R. R. Tolkein – O senhor dos aneis

  18. Cássio disse:

    o foda é q o povo q fala mal com certeza nm leu os livros, mas eu concordo q crepusculo nm devia ta ai, adorei mto os livros, mas os filmes tiveram mtas falhas, assim como em harry potter, q mssm eu sendo super viciado eu axo q pelo prisioneiro de azkaban nm merecia nm o premio de consolação

    • Bel disse:

      Eu acho que Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban foi o melhor livro, ja li toda a serie inumeras vezes e sou viciada.
      Team Harry

    • Bel disse:

      Eu acho que Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban foi o melhor livro, ja li toda a serie inumeras vezes e sou viciada.
      Team Harry

      • daisy disse:

        a partir do 3° filme é que começa ficar melhor a adaptação… e a partir do 3° livro que começa a ficar uma historia ultra interessante, mas como filme a saga não merce estar na lista, como livro, com certeza e uma literatura muito boa, e JK é uma genia.

  19. Cássio disse:

    o foda é q o povo q fala mal com certeza nm leu os livros, mas eu concordo q crepusculo nm devia ta ai, adorei mto os livros, mas os filmes tiveram mtas falhas, assim como em harry potter, q mssm eu sendo super viciado eu axo q pelo prisioneiro de azkaban nm merecia nm o premio de consolação

  20. Oliveira disse:

    Ben Hur; Planeta dos Macacos (de 1968); O Conde de Monte Cristo etc…

  21. Caio G. disse:

    Falotou Os Miseráveis

  22. keiko disse:

    gente p/ falar a verdade cada pessoa tem seu gosto e cada gosto tem seu modo então !@#@*+.

  23. Nicolie disse:

    prefiro as cronicas de narnia

    povo esse ta em 1 ne?
    claro q sim

  24. Gabi disse:

    E faltou ainda os filmes drácula…. E pilares da terra….

  25. ermerson disse:

    Não me leve a mau mas fora ''O poderoso chefão'' e ''Os senhor dos anéis'' os outros só fizeram sucesso porque no seu tempo não tinha nada melhor pra assistir e Harry Potter deveria ter ido para lista pra min ficaria assim os trés primeiros 1 ''O poderoso chefão'' 2 ''Harry Potter trilogia toda" e 3 ''O senhor dos anéis todos também'' ^^

    • Joe disse:

      Ta louco? colocar Herry Potter na frente de Senhor dos Anéis? Senhor dos Anéis teve 26 indicações ao óscar, 17 oscars, o altor do livro teve que estudar linguás, para criar o idioma elfico, entre outras muitas coisas que foram conseguidas, FALA SERIO O "RETORNO DO REI" TEVE 100% DE APROVEITAMENTO EM PREMIAÇÕES, igualando-se ao titanic. Você sabia que o livro foi até reduzido? podemos dizer que um grande resumo ganhou varias premiações. Herry Potter é até interessante, mas não chega aos pés de "Senhor dos Anéis"

  26. Birde disse:

    Já li todos os livros da série Harry Potter, e devo dizer que o cinema não conseguiu transpor para as telas a maior parte dos detalhes das obras, porém é um dos que mais se aproximaram.

  27. Com certeza o livro No Coração do Oceano, que traz relatos dos sobreviventes do Titanic poucas horas depois do naufrágio, merece entrar na lista. Ainda mais este ano com o relançamento do filme em 3D, mal posso esperar! Dá para ter uma ideia por este video: http://www.youtube.com/watch?v=WiQa4FhuFGE&fe
    http://otitanic.com.br

  28. rafael disse:

    COM TODO RESPEITO NÓS ESTAMOS CITANDO CLÁSSICOS DO CINEMA QUE SOBREVIVEM HÁ MAIS DE
    40,30,20 ANOS,NÃO DE MODINHAS E TENDÊNCIAS JUVENIS RIDICULAS COMO CREPUSCULO…

  29. Rafaela disse:

    VCS NÃO PASSAM DE RIDÍCULOS, SAGA CREPÚSCULO É O MELHOR FILME QUE JA EXISTIU E SEI PQ OS MENINOS TEM INVEJA POIS OS PERSONAGENS SÃO LINDOS E ESSES MENINOS NÃO CHEGAM AOS PÉS DE ROBERT PATTINSON, E DE TAYLOR DANIEL LAUTNER, SOU GRANDE FÃ DELES E ENTENDO QUE ALGUMAS MENINAS NÃO GOSTEM, POIS ACHA ISSO UMA CRIANCISSE, A GENTE JÁ FOI CRIANÇA UM DIA, SE NÃO GOSTA ENTÃO RESPESTA A ESCOLHA DE UMA PESSOA, E OUTRA, FICA AÍ XINGANDO OS ATORES, ELES NÃO TEM NADA VER COM ISSO. UMA DESCULPA DOS MENINOS É QUE NÓS MENINAS OU ATÉ MENINOS AMAMOS UMA PESSOA QUE NEM SABE QUE EXISTE, EU SEI DISSO , MAS ELES SABEM QUE TEM MAIS DE BILHÕES DE FÃS QUE AMAM ELES, E TEM CORAGEM DE DAR ATÉ A VIDA POR ELES, O QUE É MELHOR QUE O AMOR? rESPEITO É BOM SABIA?

  30. Gabriela P. disse:

    Anotei nomes dos filmes que me interessei , e acho que se algumas pessoas gostam ou não de crepúsculo devem guardar pra elas ou não criticarem de preferência ..! Obrigado :)

    • Joe disse:

      não concordo com seu comentário. na verdade todas as criticas são necessárias, mas apenas quando as criticas possuem uma base, igual a: se for para ter um lobisomem em um filme, deve se levar em consideração que se trata de um ser peludo, logo seu receptáculo deve ter pelos!

  31. Isabela disse:

    Com ctza faltou "Um estranho no ninho" excelente filme, mas o livro deixa a desejar!!!!

  32. samara disse:

    ta faltando o diario de anne frank,concerteza e um dos melhores

  33. Joe disse:

    V de vingança poderia estar ai

  34. larissa disse:

    Adoro filme de terro com esse

  35. sumayerh disse:

    que filme zikka

  36. Geizebel Granger disse:

    Realmente Harry Potter deveria estar pelo menos no segundo lugar. Foi a melhor saga de todos os tempos acho que deveriam tê-lo colocado em 1º lugar. Tem alguns filmes que eu nem nunca ouvi falar e Harry Potter? Todos conhecem, nunca ouvi falar de alguém inteligente que leu ou assistiu a saga e falou que era ruim, sério!!!

  37. audio livro disse:

    acesse nosso canal no youtube e tenha acesso a muitos materias de auto estima acesse nosso site também http://www.escolhavencer.com

  38. Joe disse:

    concordo tambem

Leave a Reply




If you want a picture to show with your comment, go get a Gravatar.

Real Time Analytics