As 10 melhores adaptações de romances policiais
Submarino.com.br

As 10 melhores adaptações de romances policiais

coluna10melhoresfilmescrimesEm comemoração ao lançamento do novo livro de Lee Child – escritor que criou o personagem Jack Reacher, um ex-militar famoso por resolver crimes e mistérios em seus livros -, Gone Tomorrow, a revista Empire criou uma lista elegendo as 10 melhores adaptações para o cinema de romances policiais ou livros de mistérios, que vocês podem conferir logo abaixo. Lembrando que os filmes não estão dispostos em ordem de preferência:

 

 

 


cbigsleepÀ Beira do Abismo (1946)

A adaptação saplicada por estrelas do romance de Raymond Chandler não faz total sentido – até mesmo o autor não sabe quem matou o motorista -, mas continua fascinante e cativante quando o investigador particular Philip Marlowe (Humphrey Bogard) é contratado para encontrar um chantagista, e encontra um inferno bem maior do que imaginava conforme os corpos começam a se empilharem. O filme, impregnado do estilo noir (estilo cinematográfico em voga entre os anos 40 e 50 nos Estados Unidos), tem as viradas mais interessantes possíveis na trama para deixar você criando suposições o tempo todo. Quem sabe você até consiga descobrir quem matou o motorista e conte para a gente.


cgonebabygoneMedo da Verdade (2007)

Quem poderia imaginar que Ben Affleck se tornaria um ótimo diretor? E mesmo assim aqui estamos: Medo da Verdade é uma adaptação legítima do romance policial moralmente espinhoso de Dennis Lehane, onde o desaparecimento de uma pequena garotinha gera uma quase obsessiva perseguição pela polícia e pelo detetive particular Patrick Kenzie (bem interpretado por Casey Affleck). Dando tanta atenção à ambientação em Boston quanto ao seu mistério central, o filme de Affleck marcou o surgimento de um novo diretor promissor no cenário americano.

 

cripleyO Talentoso Ripley (1999)

O romance de Patricia Highsmith teve a notável sorte de se bem adaptada duas vezes: por Rene Clemont, e estrelando Alain Delon em 1960, e depois por Anthone Minghella e Matt Damon 39 anos depois. Ambos são romances banhados pelo Sol, cujo deslumbramento esconde uma verdadeira feiúra no coração do antiherói Tom Ripley (Delon/Damon), que cobiça pela vida rica dourada de seus amigos, particularmente a daquele lindo esbanjador Dickie Greenleaf (Maurice Ronet/Jude Law). O cenário maravilhoso faz a violência soar ainda mais chocante e eficaz.


ctellnooneNão Conte a Ninguém (2006)

Esse é um caso estranho: a adaptação para o cinema do romance de Harlan Corben na verdade se chama Ne le dis à personne, porque os franceses colocaram suas mãos em seus direitos de adaptação antes que Hollywood, fazendo com que o escritor fosse mais famoso em terras estrangeiras que em sua própria nação. Mas essa adaptação funciona brilhantemente, a obsessão da história com a identidade – coforme um homem descobre que sua esposa assassinada pode estar viva e bem, no mesmo momento em que uma armação o coloca como principal suspeito de um outro assassinato – o cenário francês que se encaixa bem com a trama aliado ao excelente elenco trazem a história toda à vida.

 

claconfidentialLos Angeles – Cidade Proibida (1997)

Esse filme é um híbrido estranho de alguma maneira: definitivamente como os anos 50 em termos de ambientação e estulo, e reconhecidamente anos 90 em qualidade e execução. Baseado no romance de Ellroy de 1990, o filme de Curtis Hanson mudou o enredo da história radicalmente mas manteve exatamente a mesma atmosfera, com três detetives bem diferentes que primeiro batem de frente, mas depois decidem cooperar um com o outro na tentativa de solucionar um caso complexo que atinge Hollywood e o alto crime. É um filme com atitudes de um cara durão poderoso e uma fala mansa, mas é a inteligência que brilha a partir mistura.

 

cgodfatherO Poderoso Chefão (1972)

Nenhum olhar sobre romances policiais estaria completo sem pelo menos um conto sobre a máfia, e é impossível ignorar O Poderoso Chefão, que tornou o rico romance de Mario Puzo (dizem os leitores da Empire) no melhor filme já feito da história. No entanto esse filme não trás um mistério tradicional: fala mais do herdeiro da máfia Michael Corleone de um simples “civil” para o chefe de um império do crime. Ainda assim, há muita tensão pelo caminho com tramas e reviravoltas o suficiente para deixar qualquer fã de mistério feliz.

 

cexpressoorienteAssassinato do Expresso do Oriente (1974)

O Onze Homens e Um Segredo de seus dias, em termos do número de atores famosos envolvidos, essa adaptação do romance de Agatha Christie mostra o ator Albert Finney como o detetive Poirot tentando desvendar um assassinato onde todos parecem ter um motivo para ser o criminoso. E dado a lista de suspeitos que incluem um grande elenco – Sean Connery, Sir John Gielgud, Ingrid Bergman, Vanessa Redgrave, Anthony Perkins, Lauren Bacall, Jean-Pierre Cassel e Jacqueline Bisset -, pode-se dizer que seu trabalho não foi nem um pouco fácil. Além disso a resolução final é uma das mais originais e interessantes em que Christie já pensou, e ela é nos apresentada de uma maneira belíssima por Finney.


csherlockO Cão dos Baskervilles (1959)

O personagem Sherlock Holmes de Sir Arthur Conan Doyle pode usar cocaína e falhar miseravelmene na tentativa de dominar o violino, mas ele ainda é o melhor detetive do mundo. E enquanto esperamos por Guy Ritchie e Robert Downey Jr. mostrar sua versão desse gênio no ano que vem (se bem que temos um aperitivo do filme com o primeiro trailer), sua melhor versão é a do ator Basil Rathbone em seu melhor mistério onde tenta desvendar a maldição da família Baskerville e sua arrepiante trama de mistério.

 

cfalcaomaltesO Falcão Maltês (1941)

Uma das melhores adaptações de crimes, e um dos filmes noir mais complexos já feitos, O Falcão Maltês transformou o romance fonte de Dashiell Hammet em um pedaço da história do cinema. Lógico que colocar Humphrey Bogart como o ganancioso-mas-honrável detetive Sam Spade ajudou, assim como ajudou escolher Peter Lorre e Sydney Grrenstreet como seus antagonistas, além de Mary Astor como a femme fatale original Bridge O’Shaugnessy. E se isso não fosse o suficiente, o filme termina com uma citação de Shakespeare para dar ênfase a suas raízes literárias. Genial.

 

clambsO Silêncio dos Inocentes (1991)

É sanguento o bastante para ser quase qualificado como um romance de horror, mas o conto do serial-killer de Thomas Harris tem um mistério recheado de carne em seu coração: quem é o sequestrador, assassino e esfolador serial Buffalo Bill, e como o FBI pode capturá-lo? O filme do diretor Jonathan Demme é mais concentrado na relação entre a agente em treinamento Clarice Starling (Jodie Foster) e o assassino em massa preso Hannibal Lecter (Anthony Hopkins), que no crime propriamene dito, mas é uma uma adaptação assustadora e empolgante de livro.


Gostaram da lista? Vocês acham que esses filmes representam bem o gênero policial nos cinemas? Já tiveram a oportunidade de ler algum desses romances ou ver esses filmes? Ou ainda, quais filmes também excelentes do gênero ficaram de fora da lista, mas que vocês consideram imperdíveis? Deixe sua opinião sobre todas essas questões logo abaixo, e aproveite para conferir também outras listas lançadas aqui no CineSéries como Os 500 Melhores Filmes de todos os Tempos, Os 100 Melhores Personagens do Cinema, As 50 Frases Inesquecíveis, Os 20 Melhores Filmes Baseados em Livros e Os 100 Melhores Filmes da Sessão da Tarde.

 

{loadposition user12}

 

Postado em: Listas



Sobre o Autor

Leave a Reply




If you want a picture to show with your comment, go get a Gravatar.

Real Time Analytics